NeoBux

domingo, 24 de maio de 2015

Arte "busunistica"

Oi pessoal,

Quero comentar com vocês a respeito da arte nos ônibus, já que me deparei com ela duas vezes no mesmo dia, algumas semanas atrás e sempre me chama à atenção.
Quando eu me mudei para Salvador, notei que nos ônibus circulam com grande frequência vendedores abulantes(e você encontra vendendo de tudo nos busus, juro!) e um belo dia apareceu um rapaz "vendendo" poesia, ele faz parte do Coletivo Cultural e citou umas duas poesias e posteriormente pediu alguma ajuda de custo para manter a sua arte, achei incrível e alegrante escutar poesia no trajeto, além de super criativo. Procurei informações na internet sobre o coletivo mas não encontrei nadinha :(, prometo que da próxima vez que encontrar alguém do projeto vou procurar informações.

Isso ocorreu nos primeiros meses da minha moradia aqui na cidade e nunca mais o vi ou alguém fazendo trabalho parecido, porém umas duas ou três semanas atrás, quando estava indo pro estágio entrou um casal no ônibus com a camisa do coletivo e eu já pensei "oba, vem coisa boa aí" (risos) e realmente veio, eles declamaram uma poesia rimada com um estilo bem crítico, questionando a sociedade e a desvalorização da classe mais pobre. Com isso já ganhei o dia e alguns sorrisos.
No horário de voltar para casa, nesse mesmo dia, me deparei com um cantor de busu, ele comentou que já faz esse trabalho por cerca de uns 15 anos, acompanhado de um violão ele transforma músicas bem populares, tipo mbp, pagode em músicas acústicas e ele tem uma voz muito bonita, fiquei surpresa e realmente curti a forma que ele transforma as músicas para um ritmo próprio.

Esse dia realmente foi o dia da arte busunistica, e fiquei bastante feliz com isso, a arte, em sua variadas formas, me deixa assim.

Nenhum comentário :

Postar um comentário